Logo Colégio Monteiro Logo Positivo Logo Positivo

Meu Colégio Monteiro

Facebook

Notas e avaliaçõesA+A-

A verificação do rendimento escolar obedecerá aos critérios abaixo descrito:

Educação Infantil

A avaliação será feita mediante o acompanhamento e o registro, em parecer bimestral, do desenvolvimento do aluno, sem o objetivo de sua promoção para o ensino fundamental.

Ensino Fundamental

A avaliação terá por finalidade:

  • Acompanhar o processo de desenvolvimento integral do educando, tendo em vista mudanças de comportamento previstas nos objetivos.
  • Levantar indícios que permitam aos professores um maior conhecimento da criança.
  • A avaliação de ser contínua, de forma global, através da verificação da aprendizagem em atividades de classe e extra-classe.
  • A nota será atribuída pelo professor do respectivo componente curricular e analisado em conselho de classe.
  • A nota será expressa em número inteiro ou decimal, em escala de um a dez, para cada componente curricular, correspondendo ao aproveitamento do aluno.
  • Na apreciação dos aspectos qualitativos deverão ser considerados a compreensão dos fatos e a percepção de suas relações, a aplicação dos conhecimentos, a capacidade de análise e síntese, além de outras habilidades intelectuais e de atividades demonstradas.
  • Serão realizada quinzenalmente avaliações com peso final máximo de 8,00 (oito) pontos, sendo que estas serão ao final do bimestre somados e divididos pelo número de avaliações, onde o resultado será somado e dividido pela nota da avaliação bimestral. Além da avaliação realizada no dia-a-dia, fica à cargo da direção definir o número de avaliações em cada disciplina.

Obs.: Avaliações escritas valem 8,00 (oito) pontos cada, tanto quinzenais quanto bimestrais. Os 2,00 (dois) pontos complementares serão avaliados conforme a participação, interesse, comportamento e organização/capricho do aluno.

Texto pertinente ao Regimento Escolar

SEÇÂO I - Da Avaliação
Art. 45º - A avaliação tem por finalidade:

  • Acompanhar o processo de desenvolvimento integral do educando, tendo em vista mudanças de comportamento previstas nos objetivos educacionais;
  • Levantar indícios que permitam aos professores um maior conhecimento do aluno;
  • A avaliação deve ser contínua, de forma global, através da verificação do processo ensino/aprendizagem em atividades de classe e extraclasse;
  • A nota será atribuída pelo professor da disciplina e analisado em conselho de classe;
  • A nota será expressa em número inteiro ou decimal, em escala de 1 (um) a 10 (dez), para cada disciplina, correspondendo ao aproveitamento do aluno;
  • Na apreciação dos aspectos qualitativos deverão ser considerados a compreensão dos fatos e a percepção de suas relações, a aplicação dos conhecimentos, a capacidade de análise e síntese, além de outras habilidades intelectuais e de atitudes demonstradas;
  • Será realizada prova no decorrer do bimestre - denominada prova bimestral com peso máximo de 5,5 (cinco pontos e meio) pontos, que somada com as demais ferramentas de avaliação proporcionarão a nota bimestral de cada aluno;

Art. 46º - A não entrega dos trabalhos solicitados na data previamente marcada pelos professores, acarretará nota 0 (zero) aos mesmos, salvo problemas justificáveis aceitos pela coordenação.

Art. 47º - A avaliação da Educação Infantil será feita mediante o acompanhamento e o registro, em parecer bimestral, do desenvolvimento do aluno sem o objetivo de sua promoção para a promoção à série seguinte.

Art. 48º - O aluno de Ensino Fundamental que perder prova, deverá requerer 2ª chamada, na Secretaria da escola, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas letivas após a realização da mesma, para preenchimento de requerimento próprio, apresentando atestado médico, justificativas judiciais comprováveis ou falecimento de parentes próximos - conforme lei - para solicitação sem custos adicionais ou preenchimento do requerimento mais taxa estipulada pela escola para casos particulares ou omissos as normas estipuladas acima.

Parágrafo único - a prova de 2ª chamada só poderá ser oferecida ao aluno após estudo e deferimento da secretaria.

Art. 49º- A prova de 2ª chamada será marcada pelo professor em dia único e intransferível, salvo justificativas aceitáveis pela coordenação pedagógica e direção.

Art. 50º- Mesmo em caso de doença, o requerimento de 2ª chamada deverá respeitar o prazo legal, visto que um responsável é quem deve solicitá-lo.

Colégio Monteiro Lobato
Rua Teixeira Soares, 1330 - Guaratuba - PR
Fone: (41) 3472-9000
Skype: colegiomonteirolobato
E-mail: contato@colegiomonteiro.com.br