Programa Escola Sem Bullying

Escola Sem Bullying® é um programa de ação interdisciplinar que fornece subsídios teóricos e metodológicos de combate e prevenção ao bullying no ambiente escolar. Seu conteúdo está alinhado à Lei Federal nº 13.185/2015, de Combate à Intimidação Sistemática, e sua metodologia é uma fusão entre as metodologias da Abrace e do Olweus Bullying Prevention Program® – programa com mais de 30 anos de pesquisas sobre o tema, implementado em centenas de escolas nos Estados Unidos e em outros países do mundo.

Com uma grade que inclui cursos de capacitação, palestras, planos de aula, livros paradidáticos, políticas pedagógicas de prevenção, aplicativos para combater o bullying e cyberbullying e apoio na intervenção e mediação de casos de bullying, o programa oferece suporte completo às escolas e redes de ensino, contribuindo para que a situação de violência deixe de ser rotina na vida de estudantes, pais e professores.

Mas, o que é bullying?

O termo “bullying” é conceituado como um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, expressados por um ou por vários alunos contra outro, demonstrando uma relação desigual de poder ou força física. O bullying ocorre sem motivação evidente, causando dor, angústia, sofrimentos, insegurança e desequilíbrio psicológico, com graves repercussões para a saúde mental e para o desenvolvimento biopsicossocial dos envolvidos.
Esse hábito condenável muitas vezes é confundido como parte do processo de crescimento do ser humano e, por isso, é ignorado. Entretanto, a cada dia aumentam as estatísticas de consequências graves decorridas da prática do bullying.
De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE, dois em cada dez estudantes brasileiros de 13 a 15 anos admitem praticar bullying com os colegas.
No início de 2013, um estudante de 16 anos assassinou o colega dentro da escola após o segundo utilizar as redes sociais para chama-lo de homossexual. Esse é um exemplo dentre muitos que justificam a importância de debater e propor soluções eficientes para o tema.
É o papel de educadores e gestores de ensino se engajarem na luta contra o bullying, já que na vasta maioria das vezes ele ocorre entre crianças e adolescentes dentro das escolas.

O uso do App Monteiro On para pais/responsáveis e alunos

O Colégio Monteiro disponibiliza o aplicativo Monteiro ON um canal para denúncias sobre cyberbullying para os alunos, que oferece um espaço privativo e sigiloso de comunicação com a Direção do Colégio.

Faça download agora